Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA)

Lançando mão do que diz o eterno guru Peter Drucker: “eficiência é fazer as coisas bem feitas. Eficácia é fazer as coisas certas (que precisam ser feitas).” Observando que se fazem muitas coisas bem feitas, mas pouco úteis, ou que pouco acrescentam aos resultados.

Para entrarmos no conceito relativo ao CHA, é necessário entendermos que assim como os conceitos relativos à Treinamento, Desenvolvimento e Educação possuem diversas definições, com o conceito de competências não é diferente.

Aqui, iremos utilizar duas definições, a já exposta no diagrama acima e a de Cláudia Domingos:

“É um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, que afetam a maior parte do trabalho de uma pessoa, e que se relacionam com seu desempenho no trabalho”.
Escolhemos estes conceitos, dentre os vários existentes por acreditarmos serem os que mais se aproximam de nosso objetivo que é propiciar o conhecimento, as habilidades e as atitudes, ou seja, as competências requeridas e necessárias para que possamos Preparar e Desenvolver Talentos através da ferramenta Treinamento.

Muitos profissionais que atuam nesta área conhecem o CHA de longa data, é uma conceituação muito antiga, no entanto, extremamente atual, onde:

• O conhecimento é o saber, é o que aprendemos nas escolas, nas universidades, na vida, em nossa bagagem, nos livros, no trabalho. Sabemos de muitas coisas, mas não utilizamos tudo o que sabemos.

• A habilidade é o saber fazer, é tudo o que de fato utilizamos dos conhecimentos que detemos em nossos “arquivos” no dia-a-dia.

• A atitude é o que nos leva a decidir se iremos ou não exercitar nossa habilidade de um determinado conhecimento, ela é o querer fazer.

Fonte: Portal Educação. Disponível em <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/conhecimentos-habilidades-e-atitudes-cha/32057 > Acesso em 16/01/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário